[HTML][HTML] III Consenso Brasileiro para Pesquisa de Autoanticorpos em Células HEp-2: perspectiva histórica, controle de qualidade e associações clínicas

…, BH Taliberti, CA Von Mühlen, CDA Bichara… - Jornal Brasileiro de …, 2009 - SciELO Brasil
…, A Dellavance, A Gabriel Júnior, B Nuccitelli, BH Taliberti, CA Von Mühlen, CDA Bichara
Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, 2009SciELO Brasil
OBJETIVO: O III Consenso Brasileiro para Pesquisa de Autoanticorpos em Células HEp-2
(FAN) objetivou discutir estratégias para controlar a qualidade do ensaio, promover a
atualização das associações clínicas dos diversos padrões e avaliar as dificuldades de
implantação do II Consenso ocorrido no ano de 2002. MÉTODOS: Nos dias 13 e 14 de abril
de 2007 participaram do encontro em Goiânia pesquisadores e especialistas de diversos
centros universitários e laboratórios clínicos de diferentes regiões do Brasil, com o propósito …
OBJETIVO
O III Consenso Brasileiro para Pesquisa de Autoanticorpos em Células HEp-2 (FAN) objetivou discutir estratégias para controlar a qualidade do ensaio, promover a atualização das associações clínicas dos diversos padrões e avaliar as dificuldades de implantação do II Consenso ocorrido no ano de 2002.
MÉTODOS
Nos dias 13 e 14 de abril de 2007 participaram do encontro em Goiânia pesquisadores e especialistas de diversos centros universitários e laboratórios clínicos de diferentes regiões do Brasil, com o propósito de discutir e aprovar as recomendações que visam a melhores padronização, interpretação e utilização do ensaio pelos clínicos. Foram convidados como ouvintes representantes comerciais de diferentes empresas produtoras de insumos para realização do teste de FAN.
RESULTADOS E CONCLUSÃO
Dada a heterogeneidade de microscópios e reagentes disponíveis no mercado, o III Consenso enfatizou a necessidade do controle de qualidade em ensaios de imunofluorescência indireta. Foram também feitas algumas adequações na terminologia utilizada para classificar os diferentes padrões. Finalmente, foi realizada uma atualização das associações clínicas com finalidade de facilitar cada vez mais o melhor uso do ensaio pelos clínicos.
SciELO Brasil
Showing the best result for this search. See all results